Como ficam os honorários do meu advogado no processo trabalhista?

O valor recebido pelo advogado é de até 30% sobre toda a ação trabalhista ou outra porcentagem acordada por ambas as partes, como é de conhecimento geral. Entretanto, como ficam os valores quando o processo trabalhista é vendido? Afinal, devo pagar o honorário do profissional da mesma forma ou a empresa compradora do crédito assumirá essa responsabilidade?

Confira essa e mais respostas nesse artigo! Dessa forma, você consegue saber, em detalhes, como proceder em caso de venda e ficar atento aos valores que pertencem a você ou ao advogado.

Como o advogado recebe os honorários depois de vender o processo trabalhista?

Os honorários do seu advogado após a venda do processo trabalhista passam a ser de inteira responsabilidade do comprador. 

Ou seja, você não precisa se preocupar mais com os custos do processo, pois a empresa compradora vai assumir todas essas obrigações, incluindo o pagamento dos honorários de seu advogado.

Com a TrabalhistaCred, o advogado continua atuando no processo até a finalização.
Os pagamentos devidos ao advogado, tanto os combinados previamente (chamados de Honorários Contratuais) quanto aqueles decididos pelo juiz (chamados Honorários de Sucumbência), são garantidos por completo.

O que acontece com meu advogado após vender meu processo trabalhista?

Após vender o crédito do processo trabalhista, o processo segue normalmente e o advogado continua na condução do processo até a finalização.

Os pagamentos devidos ao advogado, tanto os combinados previamente quanto aqueles decididos pelo juiz, são garantidos por completo.

❗É importante ressaltar que em nenhum caso o advogado decide se o autor da ação pode ou não vender o processo, essa decisão é inteiramente dele e caso isso esteja acontecendo, o profissional em questão pode sofrer legalmente por essa ação.

Como o advogado recebe o valor do processo trabalhista?

Em um processo trabalhista comum, logo após o término das etapas da ação e os devidos prazos, o juiz libera diretamente na conta do advogado o valor devido. Assim, é o profissional quem deve encaminhar a quantia – subtraindo os seus honorários – ao reclamante. 

Em caso de venda do processo trabalhista, o advogado ainda recebe seus honorários.

Qual a porcentagem paga para o advogado após a venda do processo?

A porcentagem paga para o advogado após a venda pode variar pelo acordo firmado com o cliente.

Essa variável será determinada pela escolha feita sobre o pagamento dos honorários em caso de venda. Exemplo: Caso o advogado opte por receber os 30% pelo cliente antes da venda, é trabalho do cliente arcar com esse valor. 

Conheça mais sobre a TrabalhistaCred e simule a venda de seu processo trabalhista conosco!

Disclaimer: Este conteúdo tem caráter informativo e pode sofrer alterações. Para decisões seguras, recomendamos sempre a orientação de um profissional especializado.

11/11/2025
Vender processo trabalhista vale a pena?

Vender processo trabalhista vale a pena?

Grande parte dos processos trabalhistas demora anos para ser finalizado, deixando reclamantes à deriva, na espera da quantia que possuem direito. Portanto, muitos deles, provavelmente como […]