Como ficam os honorários do meu advogado no processo trabalhista?

O valor recebido pelo advogado é de até 30% sobre toda a ação trabalhista ou outra porcentagem acordada por ambas as partes, como é de conhecimento geral. Entretanto, como ficam os valores quando o processo trabalhista é vendido? Afinal, devo pagar o honorário do profissional da mesma forma ou a empresa compradora do crédito assumirá essa responsabilidade?

Confira essa e mais respostas nesse artigo! Dessa forma, você consegue saber, em detalhes, como proceder em caso de venda e ficar atento aos valores que pertencem a você ou ao advogado.

Como o advogado recebe os honorários depois de vender o processo trabalhista?

Quando somos lesados dentro da lei trabalhista, é justo pedirmos um ressarcimento equivalente por tais danos. Com isso, nasce um processo trabalhista onde, justamente, pagamos ao advogado pelo serviço prestado. 

Entretanto, pela longa burocracia nesses processos, também sabemos que a venda de créditos trabalhistas vale a pena e com isso, cedemos o crédito. 

Com esse cenário, é comum surgir a dúvida “Como ficam os honorários do meu advogado no processo trabalhista?”. E é então que eu te explico as possibilidades:

A) No primeiro caso, a Trabalhista Cred compra seu crédito e você paga o seu advogado pelo trabalho prestado até essa transação – ou seja, você os honorários do trabalho feito até o momento da compra. Dessa forma, o profissional de direito deve receber 30% – ou o valor acordado – da quantia paga pela cessão do crédito trabalhista.

B) A Trabalhista Cred negocia diretamente com o advogado sobre o valor que lhe é devido. Nesse caso, a negociação seria de 30% sobre o valor do processo caso o resultado seja favorável. Sendo esse valor pago apenas após o término do processo.

Cada processo deve ser analisado para que as partes entrem em um acordo de benefício mútuo. Assim, não podemos prever com exatidão o resultado de cada negociação, mas essas possibilidades devem ser levadas em consideração pelo autor da ação trabalhista. 

Basicamente, podemos ver que o advogado deve concordar com uma das vias para firmar uma nução, visto que na primeira opção ele consegue antecipar seu valor previsto e na segunda deve aguardar a decisão final do juiz.

O que acontece com meu advogado após vender meu processo trabalhista?

Após vender o crédito do processo trabalhista, o seu advogado não atua mais no caso, pois agora a responsabilidade é totalmente da empresa compradora e ela possui sua equipe de profissionais para dar andamento ao caso. 

Como mencionado, em caso de venda do processo, o advogado possui duas alternativas: Receber o valor do cliente pelo trabalho feito até então, ou aguardar o término do processo para receber o valor negociado pela empresa compradora. 

Caso o advogado prefira a primeira alternativa, ele recebe o valor devido e sua relação com o cliente e com a empresa compradora se encerram. Escolhendo a segunda via, o profissional deve apenas aguarda o término do processo para receber seu valor, mas continua não atuando como responsável. 

❗É importante ressaltar que em nenhum caso o advogado decide se o autor da ação pode ou não vender o processo, essa decisão é inteiramente dele e caso isso esteja acontecendo, o profissional em questão pode sofrer legalmente por essa ação.

Como o advogado recebe o valor do processo trabalhista?

Em um processo trabalhista comum, logo após o término das etapas da ação e os devidos prazos, o juiz libera diretamente na conta do advogado o valor devido. Assim, é o profissional quem deve encaminhar a quantia – subtraindo o seus honorários – ao reclamante. 

Em caso de venda do processo trabalhista, o advogado pode escolher entre dois caminhos para receber seu valor, como mencionado anteriormente. 

Seja qual for a escolha, a quantia é liberada diretamente pelo juiz para o advogado ou o atual responsável pela ação, podendo ser a empresa compradora.

Qual a porcentagem paga para o advogado após a venda do processo?

A porcentagem paga para o advogado após a venda pode variar pelo acordo firmado com o cliente, sendo que 30% é a porcentagem mais comum.

Essa variável será determinada pela escolha feita sobre o pagamento dos honorários em caso de venda. Exemplo: Caso o advogado opte por receber os 30% pelo cliente antes da venda, é trabalho do cliente arcar com esse valor. 

Mas se o advogado preferir esperar a decisão final sobre o processo, essa quantia é liberada apenas pelo juiz e a porcentagem será resultado da decisão junto à empresa compradora. 

Conclusão 

Com essas informações agora é possível entender os possíveis caminhos do advogado para acessar seu valor. Por isso, fique atento à quantia correta de cada parte para evitar confusões. 

Isso também inclui alguns cuidados, como a escolha de sua empresa para a compra do crédito trabalhista, por isso, conheça mais sobre a Trabalhista Cred e simule a venda de seu processo trabalhista conosco!